top of page

Como fazer uma viagem de bicicleta por quinze estados do Brasil

Sinceramente, não sei. Ainda! Mas vou começar uma e quando voltar conto como foi.

OU melhor! Vou te contar semanalmente como fazer uma. Eu e meu amigo Luiz Arruda iremos “desbikelar” o Brasil tentando chamar a atenção da população e ampliar as discussões sobre a temática ambiental no país.

Há três anos tive a ideia de fazer um pedal pelo Brasil. Fui tendo ideias e formulando projetos. No início iria pedalar o Brasil apenas para realizar um livro de fotografias e por simples diversão, mas aí fui arrumando mais aulas e me apaixonando cada vez mais pela minha profissão de professor. Conseguia a cada ano mais aulas e mais coisas que me prendessem e me dificultassem a saída para um projeto desses.

Fui acumulando além de bens, compromissos! E são os compromissos que nos prendem ainda mais. Compromissos com as pessoas, trabalho, família, mãe, cachorro e periquito.

E amando cada vez mais tudo isso, fica difícil pensar em passar um ano fora, pedalando pelo país cheio de incertezas como: onde dormirei, o que comerei, assaltos, perigos e a de que voltarei e não terei emprego! E aí? Onde vou trabalhar e morar? Será que meus antigos amores se lembrarão de mim? Será que vou ter dinheiro para comer e comprar roupas quando eu voltar?

Desisti do projeto e das ideias que fui acumulando ao longo de três anos. E minha vida ficou extremamente vazia.

Um dia, lendo o livro Don Quixote acabei me identificando muito com aquele cavaleiro solitário e pensei comigo: “o que seria dele se ele não saísse atrás de aventuras?”

E com esse devaneio de Don Quixote na cabeça conheci o projeto do Luiz, um paulista que reside em Altamira (PA) e também queria pedalar pelo Brasil.

Conversamos por videoconferências e trocamos alguns e-mails. Um mês depois fui até Altamira e fiquei uma semana por lá para alinhar as ideias com ele. Finalizamos um projeto e nos despedimos.

Marcamos a saída para 10/jan/16 e voltei para Jaú no interior de São Paulo com um turbilhão de pensamentos na cabeça. Finalizar! Finalizar todos os compromissos possíveis, comprar uma passagem de avião para Janeiro rumo à Altamira, aprender a trocar o pneu da bicicleta, avisar os meus patrões, achar um responsável pela minha cachorrinha e o mais difícil de todos os compromissos! Avisar minha mãe!

Eu estive prestes a casar e ela adorava essa ideia. O que ela diria de um cara com mais de trinta que resolveu largar tudo para divulgar a causa ambiental pelo país de bicicleta? Não contei tudo de primeiro. Fui contando aos poucos. E sabem o que ela disse? Ela como sempre me apoiou dizendo – é isso que você quer? Então vá em paz. Vou ficar aqui te esperando.

E é com esse aval, o mais importante de todos, que estarei saindo em uma difícil missão! Não a de pedalar por quinze estados, mas a de tentar fazer o brasileiro pensar na riqueza que possui e de fazê-lo preservar isso para as próximas gerações.


O pessoal do PIBID da UECE que nos ajudou nas oficinas de criação de músicas e poesias nas escolas João Mattos e Diva Cabral

Em Paulino Neves-MA um exemplo de que o tempo passa bem devagar.

Crianças que brincam nas ruas sem celulares.

Casa na Beira da Transamazônica (BR-230) que nos abrigou. Outro exemplo de tempo que passa lentamente.

Criança Brincando de cavalo de pau na rua.

Casa na beira da estrada entre o Maranhão e o Piauí em que pedimos água e ganhamos dois livros. 

Pausa para a foto na escola Diva Cabral.

Lagoinha-MA. Crianças brincando sem gastar as vidas virtuais e sem pressa.

Bate-bola de fim de tarde em Tutóia-Ma. Aqui o tempo passa bem lento.

O Sossego mora aqui em Paulino Neves-Ma

bottom of page